Se você está lendo aqui, é porque de alguma forma você já foi atingido pelos gurus dos negócios e do empreendedorismo que te prometeram uma vida rica, cheia de conquistas materiais e liberdade. Utilizam de alguns gatilhos que nos faz pensar que a vida corporativa é uma perda de tempo e que estamos no caminho errado. Pois bem, vou dar um pitaco honesto e transparente de quem acompanha há mais de 14 anos pessoas desejando empreender e já viu de tudo.
Esse texto é dedicado a profissionais que estão numa carreira corporativa e estão pensando em largar tudo pra empreender. Se você não se encaixa nesse perfil, as opiniões aqui talvez não façam tanto sentido.
Vou destacar três pilares aleatórios e falar sobre, não necessariamente acredito que sejam os principais. Em outros posts vou complementando os demais pilares.
Realização de Sonhos
Um dos motivos mais poderosos para empreender é a oportunidade de ter a vida que você sempre sonhou. Muitas pessoas têm ideias, projetos ou ambições que não podem ser totalmente exploradas no ambiente de trabalho corporativo. Ao empreender, elas acreditam que podem transformar suas visões e ideias em realidade.
Bonito na teoria e um pouco mais complexo na vida real. O principal ponto de atenção sobre isso é que empreender não são mil maravilhas. O desgaste que você tem na vida corporativa, você também terá empreendendo. A grande diferença aqui é o que o risco é todo seu (e lembro que o risco de dar certo também). Se você tem habilidades de vendas, resolução de problemas e uma resiliência enorme, alguns dos principais desafios vão ser superados com mais facilidade. Caso contrário, aproveite a jornada corporativa para te aproximar do sonho de empreender: aumente sua rede de networking, poupa uma parte do salário para ter mais fôlego financeiro lá na frente e vai se inserindo aos poucos no mercado que você deseja atuar.
Liberdade e Autonomia
A autonomia e a liberdade que o empreendedorismo oferece são inegavelmente atrativas, principalmente para quem nunca empreendeu. Os empreendedores têm a flexibilidade de definir seus próprios horários, tomar decisões cruciais e controlar seu próprio destino, somente quando o negócio já consegue rodar sem ele. Para qualquer pessoa que está no começo do negócio, provavelmente você vai trabalhar bem mais do que quando assalariado e vai ter algumas crises de ansiedade que fazem parte (risos de nervoso).
Mas, inegavelmente, com muito trabalho e consistência, essa tal liberdade e autonomia pode chegar. Até lá, você tem que construir um legado forte de resiliência e disciplina para fazer as coisas acontecerem. Volto a dica do tópico anterior: aproveite a jornada corporativa para facilitar tua vida quando você for empreendedor, se desenvolva enquanto você está ganhando dinheiro dos outros para isso.
Potencial de Lucro e Crescimento
Esse talvez seja o principal motivo quando a gente pensa em empreender: dá pra ganhar mais, de acordo com o que você produz, se trabalhar para si mesmo. E está certo, a depender do local que você trabalha (principalmente se tem ou não remuneração por metas).
Ao criar seu próprio negócio, os empreendedores têm a oportunidade de colher os frutos (ou não) de seu trabalho. Além disso, o crescimento do negócio pode ser ilimitado, a depender das suas condições, permitindo a expansão e aumento dos ganhos ao médio e longo prazo. Essa perspectiva de ganho financeiro, juntamente com a capacidade de criar riqueza a longo prazo, é uma das razões fundamentais pelas quais as pessoas optam por empreender. Só não esquece aqui de que você vai lidar com muito mais altos e baixos e, portanto, deve sempre se planejar bem financeiramente para não tomar decisões com a corda no pescoço.
Em conclusão, o empreendedorismo é uma jornada repleta de desafios, de altos e baixos, de incertezas e um tanto solitária. Entretanto, oferece recompensas significativas se você tiver sucesso nessa jornada. Quem opta por empreender para realizar seus sonhos, alcançar a liberdade e a autonomia, e aproveitar o potencial de lucro e crescimento ilimitados deve conhecer as possibilidades e se planejar para ter maiores chances de sucesso.
O mundo dos negócios e da realização pessoal se entrelaçam no empreendedorismo, tornando-o uma opção atraente para aqueles que desejam moldar seu próprio destino. Eu sempre digo que é o caminho que pode te fazer alcançar o que você acha que é justo para você, sem depender de ninguém. Porém, tá longe de ser o mais fácil.